Como Criar um Blog de Negócios Online em WordPress – Aula 02 – Como Configurar o WordPress Corretamente!

Uma vez já instalado o blog wordpress em sua hospedagem de sites, agora é preciso configurá-lo corretamente para deixar o seu blog de negócios online pronto para uso.

Quando instalado, o blog é criado na configuração padrão definida pelos criadores deste sistema. E, com certeza está longe de ser a configuração ideal para o seu negócio online.

Para corrigir isso, no vídeo abaixo, mostro o passo a passo de como você deve proceder para deixar o seu blog wordpress dentro dos padrões adequado para que você possa trabalhar com conforto e praticidade. Ainda não tem um blog para o teu negócio online? Clique Aqui e Venha Conhecer o Curso sobre Negócios Online, e veja também os bônus que preparei!

Inscreva-se no canal Quero Empreender Muito:

WordPress Painel Configurações Gerais: O Nome do Teu Blog de Negócios!

No painel de configurações, settings no inglês, clique em gerais (general), pois este é primeiro lugar que deve ir para iniciar as configurações.

Uma vez dentro desta página você poderá alterar o nome do seu blog de negócios. Porém, faça isso somente se errou na escrita deste ou se decidiu mudar o nome do blog.

Vale aqui ressaltar que, se você mudou o nome do seu negócio online para algo muito diferente do que se encontra no domínio, deve adquirir um novo domínio igual ou pelo menos parecido com este nome novo. Já sabe qual nome dar ao seu projeto? Não?! Clique aqui e solicite minha consultoria, vamos juntos criar o nome certo para o seu negócio digital.

Painel Configuração: Crie Uma Descrição para o seu Negócio Online!

À descrição é um ponto muito importante do processo de configurações, pois esta, além de aparecer no tema visualmente, claro que isso depende do tema wordpress que escolheste, também aparece nas pesquisas do google search.

Por aparecer nas pesquisas do google, a descrição acaba por influenciar o usuário que está navegando a entrar no site. Ou seja, uma boa descrição pode gerar milhares de visitas diárias no teu negócio digital.

Para criar uma descrição incrível para o seu blog de negócios online é preciso compreender o seu negócio online e as necessidades do seu cliente que o seu bom negócio consegue atender.

Não sabe como criar uma descrição para o teu blog wordpress que seja interessante, cativante capaz de chamar à atenção do seu visitante? Clique Aqui e Peça minha ajuda!

WordPress Configurações: Defina o Melhor Fuso Horário para o seu Blog!

O fuso horário é um fator importante, pois quando precisamos programar um artigo para postagem futura, se este estiver desregulado poderá causar alguns transtornos, ainda mais se tivermos conectado algum tipo de aplicativo web que manda as postagens para as redes sociais.

Um exemplo, se você programou o post para ser publicado no blog às 8:00h e você mora em São Paulo, porém, no wordpress, o fuso horário está no padrão UTC-0, há um problema.

Pois em São Paulo a configuração é UTC-2 no horário de verão, e UTC-3 fora dele, ou seja, sua publicação sairá lá pelas 6 ou 5 da manhã.

Mas, você pode perguntar “Qual o problema da publicação sair a este horário?”. Para mim não há nenhum problema se o teu blog não estiver conectado a aplicativos web que postam os artigos nas redes sociais automaticamente.

Caso o teu blog de negócios esteja conectado a este tipo de aplicativo, suas publicações serão postadas nestes horários, e convenhamos, quantos brasileiros estão no facebook às 6h da manhã?

Com certeza muita gente, contudo, a grande maioria provavelmente ainda está acordando, tomando café, se preparando para ir ao trabalho, à escola, à faculdade, à n lugares. Ou seja, a maior parte do teu público provavelmente não estará lá para ver seus artigos.

Português Brasileiro, Altere o Idioma do seu Blog de Negócios Online!

O idioma em si não é propriamente um empecilho, pois o inglês usado no wordpress é praticamente o inglês técnico. Contudo, se preferir pode alterar o idioma do blog para Português.

Neste ponto está uma vantagem do blog wordpress como plataforma de negócios online. No wordpress é possível optar entre diversos idiomas, principalmente português e português brasileiro.

Ou seja, há os idiomas, português de Portugal e outras nações, e do Brasil. O qual são bem diferentes em diversos aspectos.

Leitura: Configure o visual do seu Blog WordPress!

Na sessão de leitura você definirá para o seu negócio online qual será o conteúdo da página home (página principal do site), quantos posts serão enviados por vez para os leitores de feed rss, e se o teu negócio digital está disponível para ser encontrar e otimizado pelos buscadores, como o google search.

Dentre as opções disponíveis para página home, você pode escolher uma página específica, e esta pode ser qualquer página criada no wordpress. Então, você poderia escolher uma página de vendas do seu produto ou serviço, uma página de captura de emails ou qualquer outro tipo de oferta.

Como também pode simplesmente escolher que o seu blog monte uma página com as publicações mais recentes, e caso escolha esta opção o teu negócio online ficará com a cara de um portal de notícias. O que eu considero muito interessante!

Se optar por mostrar os artigos mais recentes, poderá escolher a quantidade a ser mostrada. Minha recomendação é que deixe um valor entre 7 e 10, pois deste modo cada página mostrará uma boa quantidade de artigos sem ficar muito pesada.

Você tem um blog, mas está tendo dificuldades para criar conteúdo para ele? No curso sobre Negócios Digitais você aprende a criar artigos que fazem vendas online de produtos e serviços de modo automático para você.

Para os leitores de feed de notícias é possível definir quantas mensagens serão enviadas por vez e se estas serão completas ou resumidas.

Por fim, nesta mesma sessão você consegue definir se o teu blog de negócios online será ou não encontrado pelos buscadores, pois se clicar no checkbox “Evitar que os mecanismos de busca indexem este site”, o seu negócio online não participará das pesquisas do google.

Porém, acredito que habilitar esta opção não é algo que deseja, afinal com certeza você quer ter milhares e até milhões de visitantes gratuitos vindo do google search. Certo?

Bate-papo no Blog: Modere os Comentários do seus Artigos!

Ao clicar em Discussão abre-se a sessão que permite definir diversos pontos acerca do relacionamento entre visitante e blogueiros.

Nesta sessão você consegue determinar: se os comentários no teu blog serão moderados ou não, por quanto tempo os comentários estarão ativos, como será a imagem que representará o seu visitante entre outros fatores.

Provavelmente, você já deve ter visto a vídeo aula deste artigo, contudo se ainda não viu recomendo fortemente que veja, pois nela fica mais fácil de entender a sessão de comentários.

Sessão Mídia: Defina o Tamanho das Imagens e Vídeos no WordPress!

Na sessão mídia é definido os tamanhos padrões das imagens e vídeos que serão postados no teu negócio digital.

Dentro do blog é possível ter imagens de diversos tamanho, configurando via css3 as dimensões (altura e largura) da imagem. Mas, usando as configurações da sessão mídia consegue-se facilitar todo o trabalho, caso no futuro precisa alterar o tema do wordpress ou mesmo apenas mudar as dimensões e proporções do layout, bastará alterar num único lugar.

Para facilitar a tua vida vou dar uma dica. Deixe a largura das imagens com no máximo 730px! Digo isso, pois pode ocorrer do teu visitante ter um computador muito antigo, com uma resolução de 1024x768px, e se o teu blog de negócios online tiver imagens maiores que estas o resultado visual não ficará bom.

O que é Permalink dentro do WordPress?

Para encerrar as configurações é necessário ir a sessão permalink, pois nela é preciso realizar uma configuração muito importante.

Um permalink é um modelo de link, url composto pelas palavras do título do artigo separadas não por “ ”(espaço), mas por hífen e sem a presença de caracteres especiais (!@#$%ç etc.) e sem caracteres maiúsculo (caixa alta).

Exemplo, “Como montar um negócio online do zero!”, ao construir um permalink com esta frase têm-se “como-montar-um-negocio-online-do-zero”.

Qual a importância do permalink?

O permalink é importante pois os buscadores, seja o google, o bing, o yahoo etc. fazem suas pesquisas e processamento de dados com base no que eles enxergam.

Os buscadores como o google enxergam letras, números, caracteres especiais e outras coisas parecidas. Porém, eles não enxergam áudio, imagens, vídeos, programas e semelhantes, por isso se quiser que algum conteúdo seja encontrado por um buscador é preciso que o mesmo tenha palavras e quanto mais melhor.

Ao usar o permalink você consegue facilitar o processo de indexação do conteúdo (interpretação e posicionamento), o que resulta num melhor posicionamento do conteúdo nas pesquisas realizadas pelo internauta. Quer ter o teu negócio online na primeira página do google? Clique Aqui e Conheça o curso Sobre Negócios pela Internet!

Precisando de Verba para Fazer Marketing?

Já há algum tempo estava querendo montar um portal de cursos, um no qual eu pudesse ensinar tudo que sinto que meus alunos precisam aprender para que seus projetos online, como blogs de negócios, loja virtuais, fan pages, canais de vídeos pudessem se tornar um sucesso.

E, agora há pouco tempo consegui lançar o portal Quero Empreender Muito, aonde o foco é ensinar como fazer marketing digital do jeito certo, como montar um negócio online lucrativo, sólido, como criar uma verba recorrente, crescente e garantida para fazer marketing e pagar as despesas da sua empresa mantendo-a aberta em até tempos de crise.

Clique aqui e Descubra O que o Portal pode fazer Por Você e por Seu Bom Negócio!

Dúvidas ou Sugestões?

Espero que você tenha aproveitado ao máximo todo o conteúdo aqui passado, tanto o vídeo como o texto, e caso tenha alguma dúvida pode entrar em contato, pois ficarei feliz em te ajudar. Um forte abraço e sucesso!

Sobre Guilherme F. F. Pereira

Academicamente sou formado em design gráfico (Unip), técnico em multimídia (Senac), possuo cursos livres em web design (Microcamp), ilustração e animação 3d (Melies e Saga), produção de jogos (Unidev), produção de vídeos e efeitos visuais (Saga) entre outros. Atualmente, tenho 27 anos e profissionalmente já tenho atuado como professor em curso técnico (FPA), em curso profissionalizante (DataNet), e agora como web designer e assistente de marketing (Serraf), além das atividades online como: blogueiro, afiliado, professor digital e produtor de cursos online.

Veja todos os Posts