Como Criar um Blog de Negócios em WordPress Aula 04: O que são Plugins WordPress e para Que Servem!

Criar um blog de negócios online com wordpress é uma mão na roda. Afinal, o que há de temas e plugins wordpress gratuitos para download é surreal.

E, como na vídeo aula anterior deste curso falei sobre temas wordpress, hoje falarei sobre os plugins.

Caso não tenha visto a vídeo aula anterior sobre temas para wordpress, aonde explico como escolher o tema certo para o teu blog de negócios online, clique aqui e veja a vídeo aula!

Inscreva-se no canal Quero Empreender Muito:

Gostou da Vídeo Aula? Venha fazer parte da Comunidade!

Aproveito a chance e te convido agora a inscrever-se no canal Quero Empreender Muito para juntar a comunidade e acompanhar o lançamento das próximas aulas do curso.

Clique e Inscreva-se no Canal Quero Empreender Muito:

Antes de tudo, O que é um Plugin?

Primeiramente, antes de explicar o que são plugins wordpress é preciso que você entenda o que é um plugin.

Geralmente, os softwares (programas) são pacotes fechados com o objetivo de resolver um ou mais problemas predeterminados. Porém, quando o software se tornar grande e apreciado pela comunidade, mais e mais novas funcionalidades são acrescentadas a ele, e aí começam a surgir os plugins.

Um plugin, ou plug-in, é pacote de códigos, normalmente “fechado”, que tem por objetivo acrescentar uma ou mais funcionalidades a um programa já pronto visando resolver um determinado problema (que este já resolve ou que ainda não resolve) de uma maneira que os usuários desejam.

Então, ao instalar um plugin você incrementará funcionalidades a um programa que já está pronto, tornando este mais interessante.

Você Sente que o teu Blog de negócios está Precisando de um ou mais Recursos, porém, não sabe como resolver este problema? Clique aqui e Entre em contato comigo, vamos conversar sobre o teu negócio digital e como levá-lo ao próximo nível!

O que são Plugins WordPress?

Agora, que você já tem uma noção do que é um plugin, fica fácil entender o que é um wordpress plugin.

Um plugin wordpress é um pacote de códigos que acrescentará ou modificará um ou mais recursos do seu blog wordpress, seja no lado administrativo, seja no lado visível ao público do negócio online.

Há existência dos plugins de maneira alguma devem passar a sensação de que o programa, plataforma original, no caso o wordpress, é incompleto ou falho.

Contudo, por ter se tornado muito popular mundialmente, os usuários do wordpress preferem acrescentar recursos a ele, do que procurar um concorrente, e do meu ponto de vista isto é incrível.

Já Conseguiu fidelizar o teu Cliente como o WordPress? Não? Clique Aqui e Vamos Conversar, vamos falar sobre como deixar seus concorrentes para trás e conquistar de vez o teu cliente!

Para que servem os Plugins WordPress?

Dentro da realidade do wordpress os plugins visam facilitar a vida do blogueiro, tornando extremamente fácil a realização de tarefas complexas. Por exemplo, inserir um popup no blog.

Para colocar um popup no seu blog wordpress de maneira manual é preciso conhecer os códigos do wordpress, ou seja, é preciso conhecer as linguagens html5, css3 e php, além de conhecer como funciona o sistema de gerenciamento dele.

Contudo, ao utilizar um plugin que crie um popup, você elimina a necessidade de saber as linguagens web citadas, de saber como funciona o wordpress, precisando apenas definir o conteúdo do popup e colocá-lo no campo criado pelo plugin. Quer Colocar um formulário de cadastro de emails no teu blog? Venha assistir a Vídeo aula do curso Como Criar e Enviar Emails Marketing com a E-goi! Clique Aqui!

Este é apenas um exemplo, pois a variedade de plugin para wordpress é tão grande que, hoje é possível transformar o wordpress em diversos tipos de plataformas, além da proposta de blog de negócios. Exemplo, hoje você pode instalar plugins que farão o seu site wordpress se tornar: uma loja virtual, uma rede social, um canal de vídeos, um portal de cursos pago, um site institucional etc.

Aonde encontro Plugins do wordpress para fazer Download?

Há milhares de plugins disponíveis para download através do site oficial do wordpress, o wordpress.org, lá você poderá baixá-los em formato .zip (pasta com os arquivos do plugin compactada).

Porém, caso não queira acessar o site oficial do é possível utilizar o painel administrativo, na sessão de plugins, para pesquisar e instalar plugins rapidamente com poucos cliques.

Como Instalar Plugins WordPress no meu Blog de Negócios Online?

No vídeo deste artigo mostro em detalhes como pesquisar por plugins dentro do painel administrativo e como instalar os plugins encontrados.

Tanto no site oficial como no painel administrativo, recomendo que você faça a pesquisa em inglês, pois como o principal idioma da plataforma e da comunidade wordpress é o inglês, o natural é que mais plugins sejam encontrados se fizermos a pesquisa neste idioma.

Está Precisando de uma Fonte de Renda Fixa para Manter o Teu Negócio Online?

Criar um bom negócio é custoso, independente se este é online ou não. Por isso, ter uma fonte de renda fixa, crescente, segura é importante, pois até que o teu negócio online pegue força e consiga se manter sozinho, você precisará tirar do seu bolso os recursos para mantê-lo.

E, para te ajudar nesta tarefa te convido a conhecer o meu portal de cursos online, o portal Quero Empreender Muito!

Dentro do portal você terá acesso a cursos ensinando o que você precisa saber e fazer para criar uma fonte de renda fixa de boa rentabilidade para pagar os custos do seu negócio online, indo desde os custos com hospedagem de sites, domínio, até a verba de marketing, o qual é fundamental que o teu negócio tenha.

No portal, além dos cursos você poderá tirar dúvidas diretamente comigo de forma preferencial. Clique Aqui e Descubra o Que o Portal fará por Você!

Sobre Guilherme F. F. Pereira

Academicamente sou formado em design gráfico (Unip), técnico em multimídia (Senac), possuo cursos livres em web design (Microcamp), ilustração e animação 3d (Melies e Saga), produção de jogos (Unidev), produção de vídeos e efeitos visuais (Saga) entre outros. Atualmente, tenho 27 anos e profissionalmente já tenho atuado como professor em curso técnico (FPA), em curso profissionalizante (DataNet), e agora como web designer e assistente de marketing (Serraf), além das atividades online como: blogueiro, afiliado, professor digital e produtor de cursos online.

Veja todos os Posts